Os ilhoses são anéis metálicos que possibilitam a passagem de abraçadeiras, cordões e outros acessórios de fixação. este material é comumente utilizado em lonas e produtos de comunicação visual, já que ajuda no processo de instalação garantindo um reforço no furo de fixação, permitindo que a lona seja fixada e tensionada sem rasgar.
Dessa forma, o ilhós para lona faz com que o produto torne-se multiuso e de ótima resistência, principalmente para lonas com tecidos resistentes.
Vantagens de utilizar os ilhós para lona
Ao escolher qual é o melhor ilhós para a sua necessidade é imprescindível entender os benefícios que os ilhós para lona pode oferecer. Veja as principais vantagens:
Facilidade na amarração
Normalmente, os ilhoses são feitos de ferro ou latão e aplicados nas bainhas das lonas, fazendo com que facilitem a amarração da lona, enferrujam com o passar do tempo e com a utilização do material.
Seu material é também ideal para cobertura de barracas, tendas e quiosques, pois seus ilhoses metálicos permitem uma maior praticidade na amarração.
Como o ilhós para lona protege tanto contra a chuva quanto dos raios solares, é possível utilizá-la sem medo de molhar os produtos, materiais, máquinas, equipamentos ou pessoas que estão sob sua proteção.
Também é possível utilizar a lona com ilhós para cobrir mercadorias durante o transporte, o que garante uma maior proteção e segurança do produto transportado.
Praticidade e segurança
Os ilhoses trazem muita praticidade ao aplicar nos materiais, já que evitam que eles rasguem ao perfurar, auxiliam na boa conservação do produto e no momento de expor ou pendurar as lonas em lugares mais altos.
Além da praticidade, eles promovem maior segurança nos serviços que são necessários instalações de produtos, já que auxiliam na fixação dos materiais assegurando que permaneçam no lugar.
Para uma melhor prensa, os alicates com catraca são os mais recomendados. O ideal é que seja bem fixado e seguro.
Tipos de materiais de ilhós para lona
Conforme já comentamos, os ilhoses são utilizados com diferentes finalidades: decoração, ventilação, fechamento, fixação e outras. Fabricados em ferro ou latão, possuem diversos acabamentos com diferentes modelos e tamanhos.
Ferro
Um dos materiais mais comuns para a produção de ilhós para diversas finalidades, já que aceita qualquer tipo de acabamento, sejam eles galvânicos ou pintados.
De modo geral, os produtos elaborados em ferro costumam apresentar um brilho fosco e, mesmo com a aplicação de vernizes após os acabamentos metálicos, retêm este brilho por menos tempo. Ótimo para quem quer um acabamento mais discreto na aplicação em lonas.
O ferro, por ser um material com um custo mais baixo, permite que o investimento no produto não seja tão alto comparado a outros tipos de materiais.
No entanto, ele costuma oxidar com maior facilidade do que o latão, por exemplo. Porém, não é uma questão se o produto irá oxidar, mas sim, de quando irá. E esse fator depende como o material será exposto no produto final.
Latão
O latão é um metal considerado nobre pelos especialistas, por ser extremamente resistente à oxidação, tanto por conta da umidade quanto de outros agentes externos.
É um metal bastante maleável, porém essa peculiaridade não atrapalha sua utilização em lonas e materiais visuais, mas sim, torna o produto mais fácil de manuseio, principalmente se a aplicação for realizada à mão.
Pelas características superficiais e químicas do Latão, os produtos elaborados com este metal base tendem a apresentar brilho superior e, com a aplicação de vernizes após os acabamentos metálicos, mantêm a beleza por mais tempo.
Por conta de todas essas vantagens, o latão tem um custo um pouco maior que outros tipos de metais, porém, pouco impacto no custo final do produto. Pelo contrário, costuma agregar mais valor e está preparado para atender as necessidades de todos os consumidores.